Secretários municipais discutem educação infantil

16/05/2002 - 20h26

Brasília, 16 (Agência Brasil - ABr) - Pouco mais de 600 secretários municipais de educação participam, até amanhã (17), do Fórum Nacional Extraordinário de Secretários Municipais de Educação de Crianças, Jovens e Adultos, em Brasília. Na tarde de hoje foram discutidos a educação infantil de acordo com o Plano Municipal de Educação (PME) e a história da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), seus avanços, perspectivas e estatuto.

De acordo com o presidente nacional da Undime, Adeum Hilário Sauer, é preciso encontrar fontes de financiamento para que os municípios possam investir na educação de crianças até seis anos. Ele disse que os municípios não têm condições de arcar com despesas dessa natureza, como creches e ensino na pré-escola.

Atualmente, são 23 milhões de crianças de até seis anos em todo país. Apenas 4 milhões estão em creches e pré-escolas, das quais 6 milhões em particulares e 1,5 milhão que entram antecipadamente no ensino fundamental. Do total, 11,5 milhões estão fora da sala de aula. O governo não tem informações sobre quantas dessas crianças precisam de creche e pré-escola. Segundo dados do Ministério da Educação, 51,2% das 9,7 milhões de crianças entre quatro e seis anos estudavam em 1999.

Os palestrantes da tarde de hoje foram a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Helena Guimarães de Castro, o conselheiro da Undime da Paraíba, Neroaldo Pontes de Azevedo e o presidente nacional da Undime, Adeum Hilário Sauer.