Auxílio-gás atenderá 5 milhões de famílias carentes

05/03/2002 - 10h16

Brasília, 5 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso falou hoje em seu programa matinal sobre o auxílio-gás, o novo programa da Rede de Proteção Social do Governo. De acordo com o presidente, o programa vai atender, inicialmente, cerca de 5 milhões da famílias carentes que hoje são beneficiadas pela Bolsa Escola e Bolsa Alimentação. Fernando Henrique afirmou que o programa inaugura uma nova política de distribuição de renda no país. Leia a seguir a íntegra da fala:

"A nossa Rede de Proteção Social tem um novo programa, o auxílio-gás. O Ministério de Minas e Energia está distribuindo uma ajuda para que as famílias de baixa renda comprem gás de cozinha. Antes, todos os consumidores compravam gás por preço abaixo do custo, porque o Governo pagava uma parte. É o que se chamava de subsídio do gás. Quem precisava e quem não precisava, recebia subsídio. Agora, só terá ajuda quem for realmente carente.

Nós estamos atendendo, de imediato, quase 5 milhões de famílias carentes. Aquelas que hoje são beneficiadas pela Bolsa Escola e pela Bolsa Alimentação. Mas nós queremos cadastrar mais gente. Nós vamos cuidar agora das famílias que não recebem bolsa escola ou bolsa alimentação e que têm renda mensal de até R$ 90 por pessoa. Os interessados devem ir à prefeitura do seu município para se inscrever no Cadastro Único das Ações Sociais do Governo Federal. Aí, a cada dois meses, receberão uma ajuda de R$ 15 para comprar o gás de cozinha.

O programa do auxílio-gás inaugura uma nova política de distribuição de renda. A Caixa Econômica está trabalhando para que até o final do ano a gente consiga pagar o auxílio-gás a mais de 9 milhões de famílias. Funcionários do banco acabaram de visitar todos os prefeitos do Brasil para organizar o cadastramento. Até agosto, mais de 30 milhões de brasileiros estarão inscritos no Cadastro Único das Ações Sociais do Governo Federal.

Com o cadastramento único, facilitamos a inscrição nos nossos programas e, com o cartão magnético, simplificamos a forma de pagamento para garantir que o dinheiro não se perca no meio do caminho. Para garantir que o benefício chegue nas mãos de quem realmente precisa, e de uma forma nova e moderna. O cartão magnético pode ser usado em mais de 10 mil e 500 pontos do Brasil - que são agências da Caixa, lojas de loteria e postos autorizados. E pra encerrar mais uma boa notícia: até maio, a Caixa terá postos de atendimento em todos os municípios do Brasil.