Bombeiros levam quase três horas para controlar incêndio no TJDFT

10/05/2002 - 20h42

Brasília, 10 (Agência Brasil - ABr) - Um incêndio atingiu hoje à tarde o 2° subsolo do prédio da 2ª Instância do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Não houve vitimas, mas quatro bombeiros precisaram ser atendidos por apresentarem asfixia e queimaduras. O incêndio começou por volta de 16h30 e foi controlado às 19h30 pela equipe de 120 bombeiros presente no local.

O comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Fernando de Souza, considerou o incêndio grave, não pelas suas proporções, mas pelo tempo gasto para conter o fogo – cerca de três horas. Os bombeiros enfrentaram dificuldades devido ao acesso de só uma escada ao local do incêndio, muita fumaça, e pela falta de máscaras de oxigênio – apenas 15. O subsolo passava por reformas e continha vários materiais inflamáveis como carpetes, um arquivo de papéis e materiais de construção.

Em quinze dias, o Corpo de Bombeiros divulgará o laudo oficial sobre as causas do incêndio. Mas, segundo uma testemunha, o fogo teria começado por causa do estouro de uma lâmpada. Dois dos quatro bombeiros feridos, foram levados ao Hospital de Base, outro para o Hospital Regional da Asa Norte e o último foi atendido no próprio local. Todos estão fora de perigo.

Esta semana, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou a liberação de recursos na quantia de R$ 30 milhões para melhor aparelhar o Corpo de Bombeiros da capital. O coronel Luiz Fernando Souza disse que a falta de equipamentos trouxe dificuldades para o combate do incêndio. "Aqui não houve vítimas, mas se a situação fosse diferente teríamos problemas para prestar o salvamento", declarou.