FHC viaja para a África do Sul onde participa da Rio+10

31/08/2002 - 18h51

Brasília, 31 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso acaba de deixar sua residência, no bairro de Higienópolis, na capital paulista, com destino ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, onde embarca, às 20h50, para Johannesburgo, na África do Sul, para participar da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+10).

Ao sair, Fernando Henrique afirmou que o Brasil tem uma proposta firme que é da redução das formas poluentes de produção de energia."Queremos energias renováveis e a proposta é de pelo menos 10% de energia renovável em cada país". Segundo Fernando Henrique, todos são responsáveis pelo meio ambiente, mas as responsabilidades são desiguais porque os países que poluem mais têm que pagar mais do que os que poluem menos.

"É preciso que os países ricos se solidarizem, efetivamente, com os países mais pobres para que possamos combater juntos a pobreza", disse o presidente explicando que essa é a posição do Brasil com relação ao meio ambiente no novo sistema de desenvolvimento sustentável. Segundo Fernando Henrique desenvolvimento é também bem estar e a pobreza não combina com o bem estar. (Elisângela Cordeiro)