Celesc vai comprar energia da primeira usina termelétrica de biomassa

18/09/2002 - 20h40

Florianópolis, 18 (Agência Brasil - ABr) - Um contrato, no valor de R$ 267 milhões, foi assinado hoje entre as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e a Empresa Lages Bioenergética Ltda., para compra de energia da primeira Usina Termelétrica de Biomassa, movida a resíduos de madeira. O contrato prevê o fornecimento durante 13 anos.

A construção da usina deve começar ainda esse ano, em Lages, no planalto serrano catarinense, e o término está previsto para maio de 2004. Somente na obra, serão investidos cerca de R$ 80 milhões e empregadas 250 pessoas. Ao entrar em operação, a termelétrica terá capacidade para gerar 193 mil megawatts/hora. "Isso é praticamente o consumo anual do município de Lages", destacou o presidente da Celesc, José Fernando Xavier Faraco.

O combustível usado para gerar energia será o cavaco de madeira, material rejeitado pelas indústrias da região. Serão queimadas cerca de 34 mil toneladas por mês, o que reduzirá o impacto ambiental provocado pelos resíduos. A Usina Termelétrica de Lages produzirá, ainda, 25 toneladas de vapor por hora, um dos insumos usados pelas indústrias madeireiras do planalto serrano catarinense.