Maioria das agressões contra jornalistas nas manifestações de rua “foi deliberada”, diz Abraji

12/12/2013 - 23h03

 

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) concluiu que, dos 113 casos de agressões a jornalistas, ocorridos nas manifestações de ruas, a partir do mês de junho deste ano em todo o país, 70 foram deliberadas – o equivalente a 77% do total. “Foram considerados deliberados os ataques ocorridos a despeito da identificação das vítimas como profissionais da imprensa”, disse a associação.

Para o presidente da Abraji, Marcelo Moreira, os dados revelam um retrocesso na liberdade de expressão e de imprensa no Brasil durante os protestos, com uma restrição ao trabalho dos jornalistas. “Isso é grave porque impede a liberdade de expressão e atenta contra os direitos humanos. Quando impedem o jornalista de fazer o trabalho dele, estão impedindo que a sociedade tenha acesso à informação, o que configura uma realidade muito ruim para o nosso país”, declarou.

As agressões incluem intimidação, violência física, tentativa de atropelamento, ataque de cães policiais, furto ou dano de equipamentos (não incluídos carros de reportagem ou sedes de empresas de comunicação) e prisão.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil