Grécia tem hoje a quinta greve geral do ano

06/11/2013 - 7h32

Da Agência Brasil*

Atenas – A Grécia vive hoje a quinta greve geral do ano contra as medidas de austeridade do governo de Andonis Samarras. Como as anteriores, a paralisação afeta essencialmente o setor público.

Os controladores aéreos farão uma greve de três horas, entre as 12h e as 15h (hora local). A paralisação do pessoal do aeroporto estende-se até as 16h, o que deverá provocar cancelamentos e atrasos de vários voos. O aeroporto de Atenas registrou atrasos de cerca de 20 voos internacionais e de mais de 40 domésticos.

Os hospitais gregos oferecem hoje serviços mínimos. As escolas, universidades, os tribunais e a maior parte dos serviços públicos não funcionam.

Convocada pelas duas principais centrais sindicais, a GSEE, que representa o setor privado, e a Adedy, representante do setor público, a greve é em protesto a uma série de medidas aprovadas pelo governo.

Os representantes sindicais exigem o fim da parte do imposto sobre bens imóveis, bem como a manutenção da moratória sobre os despejos, que será levantada a partir do próximo ano.

A greve coincide com a nova visita dos representantes da Troika - Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia - a Atenas para analisar os progressos da Grécia no cumprimento do programa de reformas.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto