Síria tem cooperado com peritos responsáveis por destruir arsenal químico, diz chefe da missão da ONU

22/10/2013 - 16h31

Da Agência Lusa

Damasco - O governo da Síria tem cooperado totalmente com os peritos encarregados da destruição do arsenal químico do país, afirmou hoje (22) a chefe da missão conjunta das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), Sigrid Kaag.

“Até agora, o governo da Síria cooperou totalmente no apoio ao trabalho da primeira equipe e da missão conjunta ONU-Opaq”, disse Sigrid, em um comunicado divulgado na capital síria, Damasco. Para ela, o regime de Bashar Al Assad demonstrou o seu compromisso com a missão ao ratificar a Convenção para a Proibição das Armas Químicas, este mês.

Uma equipe de inspetores chegou à Síria no início de outubro para supervisionar a aplicação da Resolução nº2.118 do Conselho de Segurança da ONU, que determina a destruição do arsenal químico sírio até ao final de junho de 2014. “Os prazos são um desafio a ultrapassar”, observou a chefe da missão.

Até agora, as equipes estiveram em 17 locais de armazenamento ou produção de armas químicas e, em 14, foi feita a destruição de equipamentos para impedir que voltem a ser utilizados, segundo informação divulgada ontem (21) pela Opaq.

Os peritos esperam verificar, até o dia 1º de novembro, todas as informações fornecidas pelo regime sobre o programa de armas químicas.