Lobão: leilão do Campo de Libra ocorrerá mesmo que haja apenas um participante

19/10/2013 - 18h27

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Independentemente do número de interessados, o leilão do Campo de Libra será realizado na próxima segunda-feira (21), disse hoje (19) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Até o momento, o governo contabiliza 23 ações judiciais contrárias, das quais sete foram derrubadas pela Advocacia-Geral da União (AGU). As demais estão sendo analisadas.

Segundo Lobão, nove grupos já depositaram a garantia para participar do leilão. “Como [o valor depositado] não é pequeno, supõem-se que eles estejam interessados. O importante é que haja participantes, seja um ou mais.”

Este será o primeiro leilão a ser feito no modelo de partilha, que terá a Petrobras como única operadora e com a participação mínima de 30% do consórcio vencedor. “Não estamos privatizando o petróleo do pré-sal, mas nos apropriando dele, porque debaixo do mar, deitado em berço esplêndido, essa riqueza de nada nos servirá", disse Lobão.

“Só em Libra, algo em torno de R$ 270 bilhões serão destinados às áreas de saúde e educação. Ao longo da exploração, que deve durar 35 anos, R$ 370 bilhões virão com a apropriação do petróleo [pela União]”, acrescentou.

Em 2013, o Brasil deverá produzir 2,1 milhões de barris de petróleo por dia, segundo estimativa apresentada pelo ministro. A expectativa é que no período de pico de produção do Campo de Libra (cerca de 15 anos após o início das operações) a produção diária seja 1,4 milhão de barris por dia.

Edição: Andréa Quintiere//Matéria alterada às 10h54 de segunda-feira (21) para corrigir informação.  A estimativa é que o Brasil produza 2,1 milhões de barris de pretróleo por dia em 2013. No Campo de Libra, o pico de produção (cerca de 15 anos após o início das operações) deve chegar a 1,4 milhão. Anteriormente as expectativas de produção estavam escritas em bilhões.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil