Conselho de Segurança da ONU cancela reunião de emergência sobre a Síria

10/09/2013 - 18h41

Da Agência Brasil*

Brasília – O presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Gary Quinlan, informou na tarde desta terça-feira (10) que cancelou a reunião de emergência sobre a crise síria prevista para hoje. A reunião havia sido solicitada pela Rússia, mas foi suspensa após a retirada do pedido.

A Rússia queria a reunião porque não concorda com uma possível ação militar na Síria. Mediante a proposta americana de ataque, a Rússia propôs que a Síria entregasse seu arsenal de armas químicas ao controle externo.

O governo de Bashar Al Assad aceitou o controle internacional. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Síria, Walid Al Moualem anunciou que está disposto a cooperar. “Estamos dispostos a indicar onde se encontram as armas químicas, a parar a produção e a mostrar as instalações aos representantes da Rússia e de outros estados da ONU”, declarou.

O anúncio foi bem recebido pelo secretário de Estado americano, John Kerry. Ele disse que o país espera uma iniciativa da Síria, mas que ainda assim não descarta a necessidade de um ataque.

*Com informações da Prensa Latina (Agência Pública de Notícias de Cuba), Tv Multiestatal Telesur e Rádio Televisão de Portugal (RTP)

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil