EUA apelam ao Irã para que colabore com as investigações sobre programa nuclear

06/09/2013 - 8h08

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Jen Psaki, disse que o governo dos Estados Unidos apelou ao Irã para que colabore com as negociações relativas ao programa nuclear do país. O programa iraniano é alvo de suspeitas de fabricação de armas, provocando reações na comunidade internacional que adotou restrições ao país. Os iranianos negam irregularidades.

“Reiteramos a nossa esperança de que o governo iraniano se envolva de forma substantiva com a comunidade internacional para alcançar uma solução diplomática para o programa nuclear e cooperar totalmente com a Aiea [Agência Internacional de Energia Atômica] na sua investigação”, disse a porta-voz.

O ministro dos Negócios Estrangeiros [o equivalente a chanceler] do Irã, Mohammad Javad Zarif, coordena a elaboração de um dossiê sobre o programa nuclear, por determinação do novo presidente, Hassan Rowhani. Zarif substitui Saeed Jalili, que era o líder do Conselho de Segurança Nacional no governo de Mahmoud Ahmadinejad.

As negociações entre o Irã e a comunidade internacional se prolongam há anos, mas dentro de  três semanas deverão ser retomadas em Viena (Áustria).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto