Paralisação de trens no Rio causa transtornos aos usuários

29/08/2013 - 13h57

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um problema na rede aérea dos trens que ligam o centro da capital fluminense às zonas norte e oeste e à Baixada Fluminense provocou, na manhã de hoje (29), transtornos a milhares de passageiros, com atrasos de mais de uma hora, e a tentativa de depredação das composições. Por volta das 6h30, dois trens que seguiam de Santa Cruz, na zona oeste, para a Central do Brasil, e outro que ia de Japeri, na Baixada Fluminense, para a o mesmo destino, tiveram a viagem interrompida ao passarem pelas estações Engenho de Dentro e Oswaldo Cruz, na zona norte.

Os passageiros desembarcaram na linha férrea e alguns deles se armaram de pedaços de paus e pedras para depredar os vagões das composições e quebrar os vidros. Outros trens que se aproximavam do local reduziram a velocidade para não atropelar as pessoas que estavam nos trilhos.

O Grupamento de Polícia Ferroviária e os batalhões da Polícia Militar da área foram acionados para conter o tumulto. Ainda não há informações de prisões e nem registro de feridos. Passageiros reclamaram da falta de informação e da demora da chegada de funcionários da Supervia, concessionária que administra o serviço, para que pudessem sair dos trens.

Em nota, a Supervia informou que o problema era na rede aérea e que as causas ainda seriam apuradas. Técnicos da empresa já começaram a manutenção nas linhas e nos vagões. A concessionária não devolveu o dinheiro da passagem, mas distribuiu vale-viagem para novo embarque nos trens. A circulação das composições só se normalizou quase cinco horas depois.

Por medida de segurança, as estações dos ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri ficaram fechadas entre as 8h e as 8h40. De acordo com a concessionária seis trens foram retirados de circulação por causa de vidros quebrados.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil