Petrobras anuncia investimento de R$ 20 milhões em 12 museus

27/08/2013 - 21h23

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Petrobras anunciou hoje (27), em parceria com o Ministério da Cultura, o investimento de R$ 20 milhões em 12 museus, entre este ano e 2014. Os recursos serão investidos em requalificação, implantação de audioguias e material de divulgação trilíngue. Segundo a empresa, o patrocínio faz parte da ação cultural do ministério para a Copa do Mundo de 2014.

Dos 12 museus, cinco ficam no Rio de Janeiro e são vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dois deles estão em Petrópolis, na região serrana: o Museu Imperial e o Palácio Rio Negro. Os demais são o Museu de Arte Sacra, em Paraty, no litoral sul, e na capital fluminense, os museus da República e Chácara do Céu.

No Nordeste, quatro projetos foram contemplados. Em Pernambuco, serão revitalizados o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, e o Museu da Cidade do Recife. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, integra a lista o projeto de requalificação da Pinacoteca do Palácio da Cultura no Palácio Potengi. E a Bahia receberá recursos para a implantação do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador.

A cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, terá o Museu Mariano Procópio revitalizado. Já em São Paulo será criado um site de busca, o Portal dos Museus. Também na capital paulista, o Museu Lasar Segall, instalado na antiga residência e ateliê do artista plástico que deu nome à instituição, passará por uma requalificação de sua biblioteca especializada em arte e fotografia.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil