Confronto e depredações durante manifestação na zona sul do Rio

28/08/2013 - 0h38

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Policiais militares e manifestantes ligados ao Black Bloc entraram em confronto na noite de hoje (27) na Rua Pinheiro Machado, perto do Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, no bairro de Laranjeiras, em mais um ato contra o governador Sérgio Cabral. A rua estava bloqueada com grades, levando os ativistas a recuarem na direação da Rua das Laranjeiras, onde o comércio fechou temendo saques e depredações. Pedras lançadas pelos manifestantes atingiram a fachada e os carros expostos em uma concessionária de automóveis. Um carro foi danificado.

Os policiais militares apreenderam uma bomba caseira confeccionada com pregos e chaves. Um veículo da polícia teve os pneus furados. Um dos integrantes do Black Bloc estava armado com um estilingue e outro com um cassetete. Um táxi estacionado foi empurrado pelo grupo para o meio da rua e usado como escudo contra as balas de borracha atiradas pela polícia. Rojões também foram lançados na direção dos militares.

Duas agências bancárias - uma do Itaú e outra do Santander - na Rua das Laranjeiras, tiveram os vidros quebrados. Vários pontos de ônibus foram destruídos pelos integrantes do Black Bloc. Eles também atearam fogo a caçambas de lixo. Pelo menos três manifestantes e três policiais militares ficaram feridos no confronto. Os detidos foram levados para a 9ª Delegacia de Policial, no Catete. Um grupo de manifestantes foi para a delegacia.

Mais cedo, no Largo do Machado, após a prisão de um manifestante que estava sendo revistado pelos policiais militares (PMs), um dos policiais jogou spray de pimenta e, a partir daí, integrantes do Black Bloc entraram em confronto com a Tropa de Choque. Os policiais dispararam balas de borracha, uma estudante universitária foi ferida no rosto e teve de ser levada para o hospital com sangramento na testa.
 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil