Telebras e Eletrosul firmam parceria para acelerar implantação da banda larga no Sul do país

15/08/2013 - 18h40

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Telebras e a Eletrosul firmaram hoje (15) uma parceria para fazer uma integração operacional e comercial nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Pelo acordo, a Telebras vai utilizar o sistema de comunicação da Eletrosul para acelerar a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) aos municípios desses estados.

Com isso, a Telebras vai deixar de pagar pelo aluguel da rede de fibra ótica da Eletrosul, diminuindo os custos com equipamentos. “Teremos um ganho de escala significativo e teremos mais condições de fazer novos investimentos necessários para aumentar a capilaridade da rede na região da Eletrosul”, disse o presidente da Telebras, Caio Bonilha. As duas empresas também vão fazer planejamentos de investimentos conjuntos.

Segundo Bonilha, a Telebras tem intenção de firmar essa mesma parceria com outras empresas do grupo Eletrobras. “O acordo é vantajoso para ambas as partes e acredito que vamos firmá-los com outras empresas também”, disse. O presidente da Eletrosul, Eurides Luiz Mescolotto, explicou que o acordo firmado hoje vai facilitar parcerias futuras. “Vai ajudar porque já tem o arcabouço jurídico pronto. Claro que cada uma tem suas peculiaridades, mas acredito que vamos chegar lá”.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou que é preciso otimizar os investimentos em infraestrutura no país. “O Brasil é muito grande e não podemos ficar desperdiçando dinheiro. O uso maximizado das redes é muito importante”, disse.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil