Coreias do Sul e do Norte tentam acordo para a reabertura do complexo industrial

17/07/2013 - 10h02

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pela quarta vez consecutiva, representantes das Coreias do Norte e do Sul voltaram a se reunir hoje (17) em busca de um acordo para a reabertura do complexo industrial de Kaesong. No local, trabalham operários norte-coreanos em fábricas sul-coreanos. Kaesong está no Sudoeste da Coreia do Norte, na fronteira com a Coreia do Sul.

Três delegados norte-coreanos e três sul-coreanos participam das reuniões de negociação. Nas três últimas reuniões ocorreram nos dias 6, 10 e 15 e concluíram as discussões sem avanços. A Coreia do Sul exige dos norte-coreanos salvaguardas que evitem que Kaesong volte a ser encerrada. O complexo industrial foi fechado em abril.

A Coreia do Norte retirou todos os operários de Kaesong em 9 de abril, na escalada de tensões e ameaças contra a Coreia do Sul e dos Estados Unidos. No complexo industrial, trabalham 54 mil operários norte-coreanos em 123 empresas da Coreia do Sul.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil