Vendas no varejo ficam estáveis entre abril e maio

11/07/2013 - 11h16

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As vendas no comércio varejista brasileiro ficaram estáveis entre abril e maio deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, houve crescimento de 0,7% na receita nominal do segmento no período.

Cinco das oito atividades do comércio varejista tiveram queda no volume de vendas, com destaque para os setores de tecidos, vestuário e calçados (-2,6%) e artigos médicos e de perfumaria (-2,6%). Também tiveram recuo nas vendas as atividades de livros, jornais e papelaria (-2,2%), equipamento e material para escritório e informática (-2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%).

Tiveram alta os setores de hiper, supermercados, produtos alimentícios e bebidas (1,9%), combustíveis e lubrificantes (0,6%) e móveis e eletrodomésticos (0,4%).

Considerando-se o varejo ampliado, que inclui também os setores de veículos e motos, partes e peças e de material de construção, houve queda de 0,8% no volume de vendas, devido ao recuo de 1,9% no comércio de material de construção. O setor de veículos e peças teve alta de 0,4%.

Na comparação de maio deste ano com o mesmo período do ano passado, o varejo teve crescimento de 4,5% no volume de vendas e de 13,4% na receita nominal. O comércio varejista também acumula alta no volume de vendas, de 3,3% no ano, e de 6,1% nos últimos 12 meses. A receita nominal acumula crescimentos de 11,6% no ano e de 12,1% em 12 meses.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil