Simpatizantes de Morales fazem vigília e protestos em La Paz

03/07/2013 - 9h11

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A proibição à aeronave do presidente da Bolívia, Evo Morales, de ingressar no espaço aéreo de alguns países da Europa mobilizou desde ontem (2) simpatizantes, líderes de movimentos sociais e autoridades bolivianas em La Paz, a capital do país. Manifestantes fazem vigília em apoio a Morales e à espera de sua chegada a La Paz. Morales ainda está na Áustria, mas deve deixar hoje (3) o país.

Na capital boliviana, os simpatizantes de Morales fizeram um protesto em frente à Embaixada da França em La Paz contra a proibição ao avião presidencial. Os manifestantes gritavam frases contra os Estados Unidos e aliados.

O avião presidencial foi proibido de ingressar nos espaços aéreos da França, da Itália e de Portugal, segundo autoridades bolivianas, por suspeitas de que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estivesse a bordo. Morales foi obrigado a desviar a rota e aguardar autorização para seguir viagem em Viena, na Áustria. Ele permaneceu em solo austríaco por 13 horas, depois de ter participado, na capital da Rússia, Moscou, de reuniões técnicas sobre exploração e produção de gás.

Snowden é acusado de espionagem pelos Estados Unidos e está na Rússia esperando a concessão de asilo político. O ex-agente denunciou que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país. Há, ainda, informações de que comunicações da União Europeia também foram monitoradas. O norte-americano pediu asilo a 21 países, inclusive ao Brasil.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

Edição: Graça Adjuto