Japão anuncia novo plano econômico para estimular crescimento

05/06/2013 - 8h59

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, divulgou hoje (5) o novo plano econômico para o país. Segundo ele, o objetivo é aumentar a renda nacional bruta per capita que é US$ 15 mil. Abe disse que a vitalidade do setor privado será a “força motriz” para o futuro. O plano inclui medidas de desregulamentação para revitalizar a economia e propostas de crescimento.

Abe informou que a ideia é eliminar uma série de barreiras, envolvendo medicamentos e a área de tecnologia. O primeiro-ministro acrescentou que há a intenção de criar áreas estratégicas nacionais - locais que ofereçam ambiente para negócios nos setores estratégicos.

O governo pretende apresentar o plano de crescimento em um painel sobre competitividade industrial. A proposta deve ser submetida à apreciação do Conselho de Ministros, no próximo dia 14.

Desde o terremoto seguido por tsunami, em março de 2011, o Japão administra uma série de prejuízos na área econômica. Na região de Fukushima, uma das mais atingidas, onde está parte da produção rural, as autoridades suspenderam a comercialização dos produtos devido ao risco de contaminação nuclear.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK.

Edição: Graça Adjuto