Rio vacinará funcionários de hotéis que receberão turistas para a Jornada Mundial da Juventude

21/05/2013 - 15h19

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 5 mil profissionais de 45 hotéis cariocas que vão receber turistas para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) serão vacinados pela Secretaria Municipal de Saúde contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), difteria e tétano. A jornada é o encontro de jovens católicos de todo o mundo, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro.

A imunização ocorrerá nos meses de junho e julho, por meio de parceria entre a prefeitura e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ). Também serão vacinados 250 médicos e 500 enfermeiros voluntários que farão atendimento ao público no evento, que terá a presença do papa Francisco.

De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Nádia Gresse, a ação preventiva ocorre porque ainda existem casos de sarampo em algumas regiões da Europa de onde virão jovens para participar da jornada. Segundo ela, mais de 100 profissionais que atuam na área de turismo no município já receberam a vacina este mês.
 
"Basta apenas uma dose da vacina para que as pessoas fiquem imunes a longo prazo. Aqui no Brasil, a situação do sarampo é controlada. Por isso nós estamos com essa campanha, para proteger os profissionais do nosso país que estarão em contato direto com os turistas", disse.

Segundo Nádia, a secretaria também preparou uma cartilha com orientações de saúde e vacinação para as famílias que vão receber peregrinos em suas casas. O documento será encaminhado ao comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude.

"Este ano não houve registro de nenhum turista infectado. Mas no passado tivemos alguns casos de turistas que transmitiram alguma doença para quem vive aqui. Em alguns países não existe um calendário com um cronograma de vacinação como temos aqui. Essa cartilha servirá justamente para orientarmos a população sobre as datas e as campanhas de vacinação”, destacou.

Para consultar o calendário nacional de vacinação, basta acessar o site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br).

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil