Lula, Chávez e Kirchner buscaram unidade, diz presidente da Venezuela

09/05/2013 - 21h12

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, elogiou hoje (9) a atuação política dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chávez (Venezuela), morto em março; e Néstor Kirchner (Argentina), que morreu em setembro de 2010. “[O ex-presidente Lula] nos deu um banho de conhecimento. Nós vimos o Lula como um pai. Lula, Kirchner e Chávez buscaram o crescimento e o fortalecimento [do conceito de unidade]”, ressaltou ele.

Maduro se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Embaixada da Venezuela no Brasil. Eles conversaram sobre as relações entre Brasil e Venezuela, pois há vários projetos e acordos que se consolidaram durante o governo do presidente Hugo Chávez, morto em março vítima de um câncer.

Foi o primeiro encontro de Lula com Maduro, depois da eleição do venezuelano em abril. “Sou o segundo presidente operário da história”, ressaltou o venezuelano, lembrando que o primeiro operário presidente da América Latina foi Lula.

Após a conversa com Lula, Maduro se reuniu por cerca de duas horas com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Eles conversaram sobre a intenção de incrementar as relações multilaterais para fortalecer o Mercosul.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil