Unica estima aumento de 10,67% da produção de cana este ano na Região Centro-Sul

29/04/2013 - 12h31

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As unidades produtoras do setor sucroenergético da Região Centro-Sul do país estimam um crescimento de 10,67% para a safra 2013/2014, de acordo com levantamento divulgado hoje (29) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). A projeção indica uma moagem de 589,60 milhões de toneladas de cana neste ciclo. Na safra anterior, foram processados 532,76 milhões de toneladas.

Entre os fatores que favorecem o aumento está a expansão de 6,5% da área disponível para colheita. Além disso, a expectativa do setor é uma expansão significativa da produtividade agrícola devido à redução da idade da lavoura e à melhora da condição climática verificada nos últimos meses, que favoreceu o crescimento da produção.

Segundo a Unica, a alta de 7,67% na produtividade deve resultar em um crescimento de 14% na disponibilidade de cana-de-açúcar para a produção de açúcar e etanol. Esse volume de matéria-prima, no entanto, não deve ser todo processado até a primeira quinzena de dezembro de 2013. Com isso, o valor histórico de 1,5% de cana que é processado na safra seguinte deve subir para 3,5%.

Na avaliação do diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, isso se deve a um início de safra chuvoso, o que comprometeu a moagem estimada para o final de março e a primeira quinzena de abril. No acumulado do ano, o volume de cana-de-açúcar processado alcançou 8,82 milhões de toneladas. O valor é significativamente inferior ao volume de 27,74 milhões de toneladas moídas nesse mesmo período da safra 2010/2011, quando, a exemplo deste ano, havia grande volume de cana disponível para processamento.

As usinas associadas à Unica, localizadas na Região Centro-Sul, são responsáveis por cerca de 50% da produção nacional de cana-de-açúcar e 60% da produção de etanol.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil