Polo ferroviário vai diminuir déficit social e de infraestrutura de município da Baixada Fluminense

26/04/2013 - 0h35

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O primeiro Polo Intermodal Ferroviário do estado do Rio de Janeiro, destinado ao transporte de carga geral, vai representar para o município de Queimados, na Baixada Fluminense, a geração de pelo menos 1,3 mil empregos diretos e indiretos, sendo 400 empregos diretos de imediato. O polo tem entrada em funcionamento prevista para 2015. O protocolo de intenções para viabilização do empreendimento foi firmado hoje (25) entre a prefeitura de Queimados e a MRS Logística, no Palácio Guanabara, no Rio.

O prefeito da cidade, Max Lemos, disse à Agência Brasil que a obra contribuirá para que Queimados se transforme em um município mais próspero. Colabora para essa meta a futura inauguração do Arco Rodoviário Metropolitano, rodovia que ligará Itaguaí, na Baixada Fluminense, a Itaboraí, na região metropolitana do Rio.

Segundo Lemos, nos últimos três anos, “nós demos um grande passo no sentido de tornar a cidade independente economicamente, com o crescimento das empresas que trouxemos para o nosso distrito industrial”. O distrito industrial de Queimados existia há 34 anos e estava praticamente abandonado.

O município conseguiu atrair 32 fábricas, graças aos incentivos estaduais trazidos pela Lei 5.636, que reduziu de 19% para 2% o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), e à redução do Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2%. “O advento da MRS Logística vai consolidar o crescimento econômico da cidade. E mais do que isso: ele vai colocar a cidade na rota das cidades interessantes para logística”, disse.

Além disso, o prefeito lembrou que o polo ferroviário, ao lado dos empreendimentos em funcionamento e dos que se acham fase de instalação, vai significar aumento de arrecadação do ISS para o município, “que é um imposto municipal e está na veia do nosso orçamento”. O polo vai melhorar ainda a região onde será construído, no bairro conhecido como Quebra Coco, onde vivem cerca de 10 mil pessoas em situação de pobreza. “Você traz uma infraestrutura que não tem hoje, gera emprego e faz crescer uma região de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”.

Queimados recebeu investimentos privados da ordem de R$ 1 bilhão, nos últimos quatro anos, que geraram quase 4 mil empregos na região. A expectativa de Max Lemos é que nos próximos 3,5 anos, o município consiga receber mais R$ 500 milhões em investimentos privados. O prefeito de Queimados trabalha com a perspectiva de criação de mais 4 mil empregos nos próximos 18 meses.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil