Rio começa a testar esquema de trânsito para os jogos da Copa das Confederações no Maracanã

25/04/2013 - 0h32

Da Agência Brasil
 
Rio de Janeiro - Como parte do planejamento para os dias de jogos da Copa das Confederações, que ocorre em junho, a prefeitura carioca começou a montar todo o esquema de trânsito nas vias próximas e de acesso ao Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.

Para o jogo teste, no próximo sábado (27), entre os times Amigos de Ronaldo Fenômeno e Amigos do Bebeto, duas vias centrais serão parcialmente fechadas: as avenidas Maracanã e a Radial Oeste. Elas terão as pistas em direção ao centro da cidade interrompidas. Além disso, 54 linhas municipais e intermunicipais de ônibus serão desviadas das proximidades do estádio.

Para o dia 2 de junho, está programado um jogo amistoso entre Brasil e Inglaterra. A expectativa é receber 27 mil pessoas no estádio. O Estádio Maracanã receberá dois jogos da fase classificatória e as partidas da Copa das Confederações, que será disputada entre os dias 15 e 30 de junho.
 
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o teste de sábado vai avaliar a logística operacional. Ele citou como exemplos, a operação de trânsito, os pontos de bloqueio e rotas alternativas para agilizar a circulação de pedestres. A partir desse teste, os pontos falhos do esquema serão aprimorados nos próximos eventos, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre no mês de julho.

“Recomendamos o transporte público para chegar ao estádio, entre os quais, o trem e o metrô. As linhas de metrô e trem vão receber um reforço para atender à população. Durante a Copa dos Confederações, as linhas procedentes das zonas norte e oeste, com itinerário pela Avenida Maracanã, serão desviadas pela Rua Morais e Silva e Avenida Heitor Beltrão, não haverá bolsões [pontos de embarque e desembarque de passageiros] no entorno do Maracanã,” disse Osório.

Para evitar atos de vandalismo e princípios de confusãoserá proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas nas proximidades do estádio. Segundo o secretário de Ordem Pública, Alex da Costa, o espaço urbano será fiscalizado e todo tipo de ilegalidade será reprimida.

“A Guarda Municipal vai atuar contra à venda e consumo de bebida alcoólica em 12 ruas do estádio, duas horas antes da abertura dos portões e ao término do jogo. Os ambulantes não vão poder vender bebidas no entorno do Maracanã," disse.

 
Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil