Senadores norte-americanos concluem primeira etapa da reforma da Lei de Imigração

12/04/2013 - 10h07

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Senadores dos Estados Unidos concluíram a primeira parte das discussões sobre a proposta de reforma da legislação para os imigrantes. Eles querem intensificar as negociações para, na próxima semana, levar o tema à votação. O grupo que se dedicou ao assuntou foi batizado de G8 e reúne representantes dos dois maiores partidos norte-americanos: o Republicano e o Democrata.

A proposta inicial é buscar uma legislação que regularize a situação de cerca de 11 milhões de imigrantes que vivem nos Estados Unidos. Em comunicado, o senador Charles Schumer (Partido Democrata) disse que os principais pontos da proposta foram discutidos. O senador John McCain (Partido Republicano) acrescentou que o esforço é para concluir um documento final até domingo (14).

Paralelamente, a Câmara dos Estados Unidos também analisa a proposta de imigração. A defesa por  mudanças nas leis federais de imigração foi reforçada durante a campanha para a reeleição do presidente Barack Obama.

Anteontem (10), mais de 30 mil imigrantes se reuniram em Washington para cobrar do Congresso rapidez nas discussões sobre a legislação.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Graça Adjuto