Conselho da Unasul cria comitê para desenvolvimento do primeiro avião de treinamento regional

10/04/2013 - 0h54

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS-Unasul), que reúne os países da América do Sul, assinaram hoje (9), no âmbito da 9ª Edição da Laad 2013 Defesa e Segurança, o documento que institui o comitê que iniciará as negociações para a construção do primeiro protótipo do avião básico de treinamento de pilotos das forças aéreas que integram os países da Unasul – União de Nações Sul-Americanas. A feira da indústria de defesa ocorre até sexta-feira (12), no Riocentro, zona oeste da cidade.

A cerimônia de assinatura ocorreu no stand da Unasul, na presença do ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e de representantes da Argentina, do Brasil, Chile, da Colômbia, do Equador, Uruguai e da Venezuela.

Único a falar durante a cerimônia de assinatura do documento, o ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, disse que a criação do comitê marca “o início de um projeto piloto que os países estão desenvolvendo e que em breve poderá ser utilizado na região”.

O projeto de criação do avião foi, como lembrou o ministro Amorim, apresentado pelo próprio Puricelli, em dezembro do ano passado durante a 4ª Reunião do CDS-Unasul, ocorrida em Lima (Peru). A proposta foi aprovada pelas nações integrantes do conselho e passou a fazer parte do Plano de Ação do CDS para 2013.

Segundo a assessoria do Ministério da Defesa, antes da cerimônia na Unasul, o ministro argentino foi recebido em audiência por Amorim, quando foi assinada a Declaração do Rio de Janeiro. No documento, eles informam que “mantiveram reunião de trabalho em que repassaram o conjunto das relações de defesa entre os dois países”.

Ainda de acordo com o texto, os ministros reiteraram “a vitalidade da parceria estratégica Argentina-Brasil no campo da defesa, e reafirmaram compromisso no contínuo fortalecimento e dinamização da cooperação bilateral, tanto na vertente da política de defesa como da política industrial para o setor”.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil