Começa tentativa de retomada das negociações de paz entre Israel e Autoridade Palestina

07/04/2013 - 19h11

Da Agência Lusa

Ramallah – O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegou hoje a Israel para ouvir os dirigentes do país e palestinos sobre a possibilidade de reabertura das negociações de paz paralisadas desde setembro de 2010. Kerry tem um encontro agendado hoje à noite com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

O secretário de Estado norte-americano pressionou Israel e Turquia para acelerar a normalização das suas relações, insistindo no “papel chave” que Ancara poderia desempenhar na eventual reabertura do processo de paz. A ministra da Justiça do governo israelense, Tzipi Livni, encarregada das negociações com os palestinos, disse que a Turquia tem papel ativo na reabertura do diálogo entre israelenses e palestinos.

“O processo político deve ocorrer de modo direto entre nós e os palestinos”, disse Livni à rádio pública de Israel, em resposta a uma pergunta sobre o papel que a Turquia poderia ter no relançamento do processo de paz.

Já o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu comentou o andamento do programa nuclear conduzido pelo governo de Teerã. Ele disse que Israel não pode "deixar o seu destino nas mãos de outros países", mesmo nas dos "melhores amigos", quando o assunto é o programa nuclear iraniano.

Benjamin Netanyahu fez a declaração na abertura das cerimônias anuais do aniversário do Holocausto (Shoah). "Apreciamos os esforços da comunidade internacional para deter o programa nuclear do Irã, mas em nenhuma fase deixaremos o nosso destino nas mãos de outros países", declarou Netanyahu.

Na mesma cerimônia, o presidente de Israel, Shimon Perez, denunciou os dirigentes iranianos que "negam abertamente a existência do Holocausto". Numa referência ao antissemitismo dos países europeus, Perez acrescentou que "para grande vergonha, alguns nada aprenderam". Segundo ele "as crises são de novo exploradas para criar novamente partidos nazis, ridículos, mas perigosos", sublinhou.