Trens voltam a circular parcialmente em São Paulo

06/04/2013 - 19h20

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo voltaram a operar parcialmente no final da tarde de hoje (6). Apenas as linhas 11 e 12 continuam paradas. Às 12h27 o funcionamento de todas as linhas foi suspenso por causa de um princípio de incêndio no Centro de Controle de Operações da CPTM, na Estação Brás.

Apesar de as linhas terem voltado a operar, a situação nas estações ainda era confusa às 17h20. No Terminal Barra Funda, um dos maiores da cidade, filas de pessoas que esperavam para tomar ônibus se formavam do lado de fora. Com a ausência dos trens, os passageiros foram obrigados a optar pelo metrô ou pelo ônibus.

No entanto, nem todos tinham bilhetes apropriados, o que causava filas enormes nos guichês. Para a compra do bilhete do metrô, a fila atravessava o principal saguão do terminal de ponta a ponta.

Alguns funcionários da CPTM informavam à população que em breve os trens voltariam a funcionar, o que gerava uma aglomeração ainda maior nas proximidades dos portões de acesso aos locais de embarque.

"Eu estava no Brás e lá já estava sem trem. Só agora consegui chegar aqui na Barra Funda e ainda não sei quando vou conseguir chegar em Osasco, que é o meu destino. Uma viagem que eu faço em cerca de 30 minutos, hoje já está demorando mais de duas horas”, disse Francisco Nascimento, usuário da CPTM.

Do lado de fora do terminal, os ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), formavam um grande congestionamento, prejudicando o acesso ao terminal das pessoas que estavam de carro ou táxi.

A Estação Brás foi evacuada por volta das 13h e não há registro de vítimas.

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil