Central Unitária de Trabalhadores da Colômbia diz que recebe ameaças de grupo paramilitar

04/04/2013 - 23h23

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - A Central Unitária de Trabalhadores (CUT) da Colômbia denunciou hoje (4), que vem recebendo ameaças do grupo paramilitar Los Rastrojos, um dos maiores do país. Em um comunicado a CUT informou que vários sindicatos locais foram ameaçados em um panfleto que circula por várias regiões no país.

O "aviso" distribuído pelos paramilitares ameaça 92 organizações sindicais, líderes políticos e sociais.  O comunicado enumera a ameaça por escrito como a de número 992, direcionada a "organizações sindicais e defensoras de direitos humanos e parlamentares de partidos de oposição".

Segundo a CUT, a maioria das organizações ameaçadas atuam em planos de proteção e apoio às vitimas do conflito armado, especialmente orientando-as quanto aos procedimentos para a reparação de danos e sobre seus direitos.

O comunicado também critica o tratamento dado pelo governo colombiano às ameaças recebidas. "O mais preocupante é o silêncio guardado pelas autoridades, já que nenhuma ação ou medida de proteção aos dirigentes sindicais foi tomada", diz o texto publicado no site da CUT.

Por último a organização foi enfática: "Exigimos do Estado colombiano e do presidente da República a proteção e garantia à vida e à integridade física das pessoas ameaçadas no panfleto". Los Rastrojos são considerados um dos maiores grupos paramilitares em atividade na Colômbia e controlam a produção e o tráfico de drogas em várias regiões colombianas.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil