Bancos reabrem no Chipre sob forte esquema de segurança

28/03/2013 - 14h51

Da BBC Brasil

Brasília - Após 12 dias fechados em meio à crise financeira, os bancos do Chipre reabriram hoje (28) sob forte esquema de segurança. As operações bancárias tinham sido suspensas durante a negociação de um pacote de resgate da economia cipriota com a chamada Troika (a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional). O Chipre é o quinto país da zona do euro a ser socorrido, mas é o único onde os correntistas tiveram parte de seus depósitos controlada e taxada.

Os depósitos superiores a100 mil euros ficarão congelados. Os correntistas poderão perder até 40% do dinheiro aplicado com a nova taxação, parte das medidas de austeridade pedidas pela Troika.

Para evitar uma corrida bancária e uma fuga de capitais, as autoridades do Chipre restringiram os saques diários de cada correntista a 300 euros nestes primeiros dias. Os cipriotas também não poderão sacar cheques nem usar mais que 5 mil euros mensais em seus cartões de débito ou crédito.

O ministro das Finanças do Chipre, Michalis Sarris, disse que o controle é temporário, mas muitos analistas esperam que dure por meses. A crise no Chipre tem motivado vários protestos na capital, Nicósia.