Congresso inicia sessão para analisar vetos aos royalties

06/03/2013 - 22h23

Iolando Lourenço*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Com o plenário da Câmara dos Deputados lotado, o Congresso Nacional iniciou, há pouco, a análise dos vetos da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que trata da nova distribuição dos royalties do petróleo. Desde o começo dos trabalhos, o clima no plenário é tenso devido à disputa entre representantes dos estados produtores (principalmente Rio de Janeiro e Espírito Santo) e não produtores.

Cariocas e capixabas apresentaram dezenas de questões de ordem na tentativa de cancelar a sessão e evitar a derrubada dos vetos. Eles consideram que a nova distribuição dos royalties deve valer apenas para os novos contratos de exploração e argumentam que a receita dos royalties é um direito adquirido, portanto, não poderá haver redução das receitas que recebem atualmente.

Os parlamentares dos estados não produtores, em maioria, querem que a divisão dos ganhos da exploração do petróleo sejam divididos de forma igualitárias entre todos os entes federados. Para a votação de hoje, eles distribuíram panfletos com o pedido para que os vetos sejam derrubados.

Os parlamentares dos estados produtores anunciaram que, caso se confirme a derrubada dos vetos, irão ingressar com ações diretas de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. Os governadores dos  Rio de Janeiro e Espírito Santo também informaram que pretendem recorrer ao Judiciário caso haja mudança na regra de distribuição dos royalties. “Houve uma série de irregularidades na sessão de ontem e vamos recorrer”, disse o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ).

*Colaborou Ivan Richard

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.