Nove escolas da Série A desfilam no primeiro dia de apresentações no Sambódromo do Rio

09/02/2013 - 13h16

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As escolas de samba da Série A do Rio de Janeiro começaram suas apresentações na Marquês de Sapucaí. Das 19 agremiações do grupo, nove desfilaram ontem (8). A primeira escola a se apresentar foi a Grêmio Recreativo Unidos do Jacarezinho, que entrou na passarela do samba homenageando José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, um dos maiores intérpretes de samba-enredo do carnaval do Rio. Enquanto vivo, defendeu as cores da Mangueira no Grupo Especial.

A segunda escola a se apresentar na noite de ontem foi a Porto da Pedra, escola de São Gonçalo, no Grande Rio, já com a passarela do samba com maior público.

Atento à passagem das escolas da Série A, o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), Deó Pessoa, admitiu as dificuldades enfrentadas pelas agremiações, a demora no repasse da subvenção pelo governo, mas manifestava a certeza de um carnaval muito melhor do que o apresentado em anos anteriores. Sem informar o valor do repasse, ele disse que as agremiações da Série A gastaram, em média, entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Acreditamos que as escolas vão fazer bonito e que a série A do Carnaval do Rio de Janeiro tenha tudo para fazer bonito e evoluir. Foi um trabalho difícil, a subvenção chegou tarde, de forma que planejar e organizar um espetáculo desta natureza torna-se algo difícil.”

Alheia aos problemas de cada escola, a menina Isadora Pacheco era só alegria. Chilena, Isadora assistia ao desfile para a primeira vez e vibrava com a passagem de cada agremiação. “É a primeira vez que eu e minha família estamos assistindo ao desfile e eu acho tudo muito lindo, bonito, animado”, comemorava a menina que em seus 12 anos apreciava sobretudo as baterias das escolas. “É legal, muito animada.”

Na pista da Marquês de Sapucaí as escolas continuavam seus desfiles e os primeiros problemas começavam a surgir. A Parque Curicica, quinta escola a se apresentar já na madrugada de hoje (9), teve a lateral de um dos carros da agremiação quebrada. Isso fez com que a alegoria tivesse que ser empurrada, meio de lado, por cerca de 40 integrantes.

Desfilaram, ainda, no primeiro dia da apresentação das escolas da Série A a Acadêmicos de Santa Cruz, a Unidos de Vila Santa Teresa, a Estácio de Sá, Alegria da Zona Sul, que se apresentou com uma rainha de bateria grávida; a Acadêmicos da Rocinha e a Unidos do Viradouro, que veio homenageando a Salgueiro – escola tradicional do Grupo Especial do Carnaval do Rio e apontada como uma das fortes candidatos ao título deste ano.

Hoje mais dez agremiações se apresentam na busca pelo direito de retornar ao Desfile das Campeãs, no próximo sábado, e no Grupo Especial no Carnaval de 2014.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.