Cidades da Baixada Fluminense estão com risco de transbordamento

21/01/2013 - 21h54

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os rios Pavuna e Capivari, que cortam os municípios de São João de Meriti, Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, estão em alerta máximo com risco de transbordamento, de acordo com boletim divulgado à tarde pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O Rio Pavuna nasce no município do Rio de Janeiro, na divisa com São João de Meriti, e está com o nível acima da cota, devido a chuva forte verificada durante a tarde em algumas regiões do município do Rio e da Baixada Fluminense. O Rio Capivari corta os municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo e também está em alerta máximo, devido a grande quantidade de chuva.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que o município do Rio de Janeiro está em estágio de atenção desde as 11h30 de ontem (20) por causa da aproximação de áreas de instabilidades vindas do oceano em direção ao Rio. A previsão para as próximas horas é pancadas de chuva moderada, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento ocasionais em todo o município.

Os aeroportos Santos Dumont e Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim estão abertos para operações de pousos e decolagens hoje à noite. Chove moderadamente em alguns pontos da cidade, mas sem causar maiores reflexos na vida normal da cidade.

O prefeito de Petrópolis, na região serrrana, Rubens Bomtempo recebeu hoje (21) representantes do governo japonês que integram a Japan Internacional Cooperation Agency (Jica). O encontro pode garantir a Petrópolis uma parceria técnica e financeira com o Japão para o desenvolvimento de projetos na área de Defesa Civil.

“O Japão é um case internacional na questão da redução de desastres. Por isso, existe interesse do município em poder contar futuramente com técnicos de um país que tem acúmulo de experiência nessa área. Será uma troca muito importante, principalmente na área pedagógica, onde precisamos inserir a cultura da prevenção," disse Bomtempo.

O diretor da Jica, Norihito Yonebayash, disse que a prefeitura tem se preocupado em melhorar as condições da Defesa Civil municipal e do sistema de sirenes para alertar a população em caso de chuvas fortes.  “O prefeito tem se empenhado em melhorar as condições da Defesa Civil local. Ficamos muito felizes quando percebemos que o assunto é uma real preocupação dos governantes em uma cidade que tem uma geografia complicada. Podemos trocar experiências e ajudar  Petrópolis com investimentos em contenção, drenagem e estabilizações de talude”, disse.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.