Candidatos podem consultar nota de corte do Sisu

08/01/2013 - 10h31

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os candidatos a uma vaga nas universidades e institutos federais de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar as notas de corte para os cursos oferecidos, referente ao primeiro dia de inscrições. A consulta foi liberada na madrugada de hoje (8) no endereço eletrônico http://sisualuno.mec.gov.br/. A expectativa é que a próxima nota de corte seja divulgada na madrugada de quarta-feira (9).

Esse resultado é a menor nota para o estudante ter chances de ficar entre os potencialmente selecionados e é calculado uma vez por dia para cada curso. Isso é feito com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. Quanto mais concorrido o curso, maior deve ser a nota de corte, que variam ainda conforme a modalidade escolhida – cotista ou livre concorrência.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar em seu boletim, na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido, de acordo com o MEC. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e, em seu boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar a sua classificação e o resultado final.

A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. Até as 20h de ontem (7), o sistema havia recebido mais de 809,6 mil inscritos. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a procura por vagas no Sisu. Entre as regiões do país, o Sudeste e o Nordeste têm o maior número de inscritos.

Podem concorrer às vagas no Sisu os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não zeraram a redação. As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (11), exclusivamente na internet. O candidato pode fazer opções por até dois cursos e durante o período de inscrição pode modificar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro.

Veja o portal de busca que a EBC preparou para quem vai concorrer ao Sisu.


Edição: Juliana Andrade