Iecac adota técnica menos invasiva na cirurgia de estenose aórtica em pacientes idosos

17/12/2012 - 20h30

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Referência em tratamento de doenças cardíacas em adultos e crianças, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) começou a usar a técnica de válvula aórtica para prolongar a vida de idosos com estenose aórtica, acima de 80 anos. O novo procedimento consiste em implantar uma válvula no coração por meio do procedimento de cateterismo. Com a técnica, não há necessidade de abrir o tórax do paciente. Na estenose, a válvula aórtica não abre completamente, diminuindo o fluxo de sangue que sai do coração.

Segundo o diretor do Iecac, Antônio Ribeiro, a válvula prolonga a vida do paciente com idade avançada e reduz o índice de mortes em situações de alto risco cirúrgico. “A válvula é colocada dentro do coração para a circulação sanguínea. A cirurgia comum leva de quatro a seis horas. Com este procedimento, leva de 20 a 30 minutos. Com o uso do cateter, não precisa abrir o tórax. Além disso, uma cirurgia convencional pode levar dez dias, no mínimo, de recuperação”, disse.

Ainda de acordo com Ribeiro, os hospitais públicos ainda não usam esse procedimento, que é referência do Iecac. Segundo ele, é necessário investimento em equipamentos e pesquisas, o que custa caro.

No tratamento padrão o coração para de funcionar, o paciente é imediatamente entubado, para que a válvula seja trocada. Pela nova técnica, um corte é feito na artéria femoral, onde é inserido um cateter que levará a válvula até o coração, sem a necessidade da parada do órgão. A média de internação de um procedimento para o outro cai de dez para quatro dias.

Segundo o diretor, hoje, tem 17 pacientes na lista de espera para serem operados. Para fazer este tipo de cirurgia é necessário se adequar aos critérios da nova técnica, que são avaliados pela equipe do Iecac. Além de exames como ecocardiografia, cateterismo e tomografia. Os resultados são analisados também pela empresa que fabrica as válvulas.

As causas da estenose são, sobretudo, a falta de ar durante os exercícios, dor no peito, constrição, dor sob o esterno podendo irradiar para outras áreas do corpo, desmaios, fraqueza, tonturas ao fazer atividades, sensação de sentir as batidas do coração (palpitações).

 

Edição: Aécio Amado