Prédio corre risco de desabar em Niterói após fortes chuvas

14/12/2012 - 19h44

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As  fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro e algumas cidades da Baixada Fluminense nas últimas 24 horas causaram a interdição de um prédio de dois andares que ameaça desabar no bairro de Ponta da Areia, em Niterói, na região metropolitana do Rio. Com isso, 17 famílias estão impedidas de retornar para seus apartamentos.

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos encaminhou quatro pessoas para um abrigo municipal, enquanto as outras preferiram ficar em casa de parentes ou amigos. Hoje (14) as famílias que vivem no local foram cadastradas para o programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida e para o recebimento de aluguel social.

De acordo com a diretora de Operações da Secretaria Municipal da Defesa Civil de Niterói, Bianca Neves, os moradores terão todo respaldo da prefeitura até que haja uma solução para o caso.

"Por enquanto não existe nenhuma previsão para que essas famílias retornem às suas casas. A situação é bem delicada. Nem entrar para retirar seus pertences elas podem neste momento. A secretaria está cuidando de toda parte burocrática para que as famílias possam ter onde ficar o mais rápido possível", disse.

Segundo informações da Defesa Civil, a fachada do prédio se desprendeu do restante da construção criando uma enorme rachadura e o imóvel corre o risco iminente de ruir. Técnicos do órgão vão fazer o escoramento do prédio. Toda área do entorno foi isolada e não está descartada a possibilidade do edifício ser demolido.Uma das hipóteses mais prováveis para o acidente foram as fortes rajadas de vento que atingiram 53 quilômetros por hora na região.

"Uma parte do telhado acabou cedendo devido ao vento. E forçou a estrutura do prédio que não aguentou o peso. O importante foi que os moradores conseguiram sair sem maiores problemas e ninguém ficou ferido. Diante do relatório que os técnicos estão preparando, nós tomaremos as devidas providências sobre o que vai acontecer com o prédio. Durante esse período de verão, onde nós temos fortes chuvas, as pessoas devem ficar sempre atentas não só com as chuvas, mas também com essas ventanias, que causam muitos transtornos," disse Bianca.

Edição: Fábio Massalli