Instituto Moreira Salles participa da Hora de Clarice com lançamento de site

10/12/2012 - 19h25

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O aniversário da escritora Clarice Lispector (1920-1977) foi comemorado hoje (10) em oito capitais brasileiras com o evento Hora de Clarice. Um dos destaques da programação foi o lançamento de um site sobre a obra da escritora, já disponível para os internautas, uma.iniciativa do Instituto Moreira Salles (IMS).

O site http://www.claricelispectorims.com.br reúne e-books, resenhas de cada um dos livros da escritora comentados por especialistas, comparações de traduções de sua obra, fotos e até uma aula sobre Clarice, ministrada pelo professor de literatura brasileira da Universidade de São Paulo (USP) e compositor José Miguel Wisnik. Também está disponível no site um mapa do Rio de Janeiro, no qual são assinalados os lugares da cidade onde ela vivia e que são citados em suas obras.

Segundo o organizador do site, Eucanaã Ferraz, o objetivo foi fazer um amplo mapeamento de informações que servirá a pesquisadores, admiradores da obra de Clarice e estudantes de vários níveis, desde o ensino médio a pós-graduandos em literatura. “Há sobre Clarice muitas informações dispersas, como, por exemplo, quanto às bibliografias e traduções. No site conseguimos reunir praticamente tudo”, explicou.

Poeta e ensaísta, Eucanaã Ferraz também assina a direção do concerto que o IMS faz amanhã (11), às 20h, em sua sede, no bairro da Gávea. Baseado em A Hora da Estrela, um dos mais conhecidos romances da escritora, a apresentação musical reúne canções relacionadas à obra, interpretadas pela cantora Jussara Silveira e pelos músicos Bebê Kramer, no acordeom; Marcelo Costa, na percussão; e Muri Costa, no violão. Os ingressos devem ser adquiridos na recepção do IMS.

Edição: Davi Oliveira