TSE conclui apuração do segundo turno

28/10/2012 - 22h56

Luana Lourenço e Débora Zampier
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Menos de cinco horas após o encerramento da votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a apuração do segundo turno das eleições municipais. Às 21h55, a Justiça Eleitoral finalizou a contagem de 100% dos votos dos 50 municípios que voltaram às urnas hoje (28).

O primeiro estado a concluir a apuração foi o Espírito Santo, que terminou a contagem dos votos às 18h24, menos de uma hora e meia após o fim da votação. A capital, Vitória, foi a primeira cidade do país a conhecer o prefeito eleito no segundo turno, 44 minutos após o fechamento das urnas.

Vitória da Conquista, na Bahia, foi o último município a concluir a apuração.
 
Seis milhões dos 31,7 milhões de eleitores que poderiam votar hoje no segundo turno, faltaram às urnas, totalizando 19,11% de abstenção, índice que preocupa o TSE, segundo a presidenta da corte, Cármen Lúcia.

O TSE ainda não tem números consolidados de votos brancos e nulos no segundo turno em todo o país, pois o sistema só permite a busca por municípios. Os dados devem ser apresentados nos próximos dias.

Ao longo do dia, 303 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas. Em nenhum caso, a urna eletrônica foi trocada pela votação em cédula de papel. Segundo o TSE, foram registradas 474 ocorrências de crimes eleitorais, 118 envolvendo prisões. O delito mais frequente foi a boca de urna, com 223 casos registrados ao longo do dia, com 96 prisões. Na avaliação da presidenta do TSE, os números estão dentro do esperado. "As eleições transcorreram em absoluta normalidade, como é normal com a democracia", disse Cármen Lúcia.

Edição: Fábio Massalli