Candidato do PMDB diz ter experiência necessária para promover mudanças em Florianópolis

28/10/2012 - 7h39

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Florianópolis - Deputado federal licenciado, ex-vereador e ex-secretário municipal de Governo, de Planejamento e da pasta responsável por cuidar da parte continental de Florianópolis, o candidato do PMDB à prefeitura da capital catarinense Gean Loureiro diz ter a experiência necessária fazer melhorias na cidade de cerca de 421 mil habitantes.

"Há 20 anos eu atuo na vida pública e sempre sonhei em me dedicar a minha cidade. Eu e meu vice [Rodolfo da Luz] conhecemos a prefeitura e a cidade e temos condições de dar continuidade ao processo iniciado há oito anos, fazendo, com responsabilidade, as mudanças de que Florianópolis precisa", disse Loureiro, elogiando a gestão do atual prefeito Dário Berger (PMDB), eleito em 2005, quando ainda era filiado ao PSDB.

Ontem (27), após percorrer com centenas de simpatizantes a Avenida Beira-Mar Norte, Loureiro disse à Agência Brasil que, se eleito, suas prioridades serão as áreas de saúde, educação e infraestrutura. Na saúde, ele promete ampliar o montante de recursos que a prefeitura já investe no setor e que ultrapassa os 20% da receita local, enquanto a Constituição impõe o gasto mínimo de 15%. Perguntado se isso não poderia comprometer o orçamento municipal, o candidato garantiu que não.

"A receita municipal vem crescendo acima da inflação. Sabendo aplicar o dinheiro corretamente, teremos capacidade de obter resultados cada vez melhores, podendo contratar mais pessoal, capacitar os servidores e investir mais ainda em equipamentos e na estrutura física". Segundo a expectativa da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, quem for eleito administrará, em 2013, um orçamento da ordem de R$ 1,8 bilhão.

Loureiro também promete instituir a gratuidade do transporte público para estudantes, iniciativa que pretende custear com parte do dinheiro arrecadado com, entre outras coisas, multas de trânsito. Ao ser perguntado sobre o fato de o Código Brasileiro de Trânsito estipular que o dinheiro recolhido dessa forma só pode ser usado em despesas de sinalização de trânsito, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação no trânsito, o candidato, que é advogado, respondeu estar certo da legalidade de sua ideia.

"Estamos muito seguros e nos comprometemos a, se eleitos, colocar a proposta em prática. Temos certeza de que podemos fazer isso. O valor não será elevado porque vai ser um benefício apenas para os estudantes", disse Loureiro, comentando a existência de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para consolidar decisões judiciais favoráveis ao entendimento de que conceder a gratuidade nas passagens de ônibus é uma forma indireta de investir em mobilidade urbana e melhorar o trânsito.

Loureiro também promete construir 23 creches com os recursos que, de acordo com ele, a prefeitura já negociou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de centros de Inovação e Educação Básica, no qual as crianças vão receber reforço escolar e participar de atividades socioeducativas. Ele também garante que vai continuar investindo nas unidades de Pronto-Atendimento 24 horas. "É uma experiência muito positiva, com a possibilidade de oferecer à população um atendimento mais próximo", destacou.

Edição: Juliana Andrade