Médico e ex-prefeito decidem segundo turno em Vitória

25/10/2012 - 19h37

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais de 255 mil eleitores voltam às urnas domingo (28), em Vitória, para escolher quem administrará a cidade nos próximos quatro anos. Disputam a prefeitura o economista Luiz Paulo Velloso Lucas, do PSDB, e o médico Luciano Rezende, do PPS, ambos apoiados por amplas coligações partidárias.

No primeiro turno, Luciano Rezende obteve 73.757 votos (39,1% do total aputado). Luiz Paulo, por sua vez, credenciou-se ao segundo turno com a votação recebida de 69.143 eleitores.

Luciano Rezende tem 50 anos e é formado em medicina esportiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ele integra os comitês Olímpico Internacional (COI) e Olímpico Brasileiro (COB), nas quais e atua no combate ao uso de drogas no esporte. Rezende já exerceu quatro mandatos de vereador, foi eleito deputado estadual em 2010 comandou as secretarias municipais de Educação e e Saúde.

Luiz Paulo tem 55 anos, é engenheiro e tem pós-graduação em economia. Funcionário público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) há 33 anos, sempre atuou no setor público. Prefeito de Vitória entre 1996 e 2004, Luiz Paulo elegeu-se deputado federal em 2006 e foi um dos oito representantes do Espírito Santo na Câmara dos Deputados até 2010.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vitória tem o décimo segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as capitais: R$ 19,7 bilhões. A população é estimada em 327,8 mil pessoas, e o PIB per capita, a preços correntes, está em R$ 61,7 mil.
 

Edição: Nádia Franco