Petrobras: aumento na venda de agente redutor automotivo indica renovação da frota de veículos pesados

02/10/2012 - 21h30

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O aumento de 15% de agosto para setembro deste ano na venda de Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) é visto pela Petrobras como indicador de que a renovação da frota de veículos pesados e ônibus está sendo feita “de maneira mais expressiva neste segundo semestre do ano”.

Em nota, divulgada hoje (2), a estatal informa que a comercialização do Arla 32 atingiu 1,4 milhão de litros no mês passado, resultando em um novo recorde de vendas do fluído a partir da produção da Fábrica de Fertilizantes da Petrobras na Bahia (Fafen-BA), localizada no Polo de Camaçari.

“O avanço contínuo na comercialização do Arla 32 indica que a renovação da frota de veículos pesados e ônibus está sendo feita de maneira mais expressiva neste segundo semestre. E a maior parte destas vendas ocorreram em São Paulo, maior mercado do produto”, diz a nota.

Segundo a companhia, o Arla 32, reagente usado para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) presentes nos gases de escape dos veículos a diesel, só pode ser utilizado em veículos com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction).

“O seu uso tem como objetivo reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio, atendendo ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores [Proconve] estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente do governo federal”, conclui a nota.

Hoje (02), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a indústria cresceu 1,5% em agosto, frente a julho deste ano, assinalando o terceiro resultado positivo consecutivo, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM). O setor de veículos automotores foi um dos destaques com crescimento de 3,3%.

Edição: Fábio Massalli