Secretário-geral da Fifa diz que melhorou o ritmo das obras nos estádios da Copa

30/08/2012 - 22h16

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, elogiou hoje (30) o ritmo das obras nos estádios brasileiros. Ele reafirmou a confiança de que tudo estará pronto para a Copa de 2014. Valcke participou de entrevista no Rio, ao lado do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin.

“Muito trabalho está sendo feito. Antes estava difícil e devagar, mas agora está depressa, até pela aproximação do evento. Não tem nenhum estádio que esteja na zona crítica, nenhum com sinal vermelho. Nós ainda temos que monitorar o estádio do Recife para a Copa das Confederações, mas a decisão será tomada na primeira semana de novembro”, disse o secretário-geral da Fifa, que inspecionou nesta semana as obras dos estádios de Manaus e Cuiabá.

Valcke elogiou os esforços feitos pelos municípios. “As 12 cidades-sede estão totalmente engajadas para utilizar a Copa como motivação e criar novos programas de mobilidade e possibilitar a construção de novos hotéis”.

O presidente da CBF ressaltou que o importante é o legado que a competição deixará para o país, mas ressaltou que sua maior preocupação é acertar o time da seleção brasileira. “O mundo terá oportunidade de ver que o brasileiro possui capacidade de realizar uma grande Copa do Mundo. Em relação à construção das arenas, eu sempre estive tranquilo. O que me preocupa é a construção de uma grande Seleção Brasileira”, disse Marin.
.
Também presente à entrevista, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, demonstrou confiança de que os estádios e a infraestrutura de mobilidade estarão prontos até o início da competição. “Temos certeza de que todas as obras essenciais estão com um bom ritmo de andamento e estarão prontas a tempo de atender a Copa do Mundo”.

As próximas cidades-sede a serem inspecionadas pela Fifa serão Belo Horizonte e Rio de Janeiro. As visitas deverão ocorrer a cada seis semanas. Também participaram entrevista os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, que integram o Comitê Organizador Local da Copa de 2014.


Edição: Rivadavia Severo