Dirigente de região mais afetada por enchente na Rússia é demitido

09/07/2012 - 13h21

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil*

Brasília - O governador do distrito russo de Krasnodar, Alexandre Tkatchov, demitiu hoje (9) o dirigente da região de Krimski, Vassili Krutko. A região foi a mais afetada pelas cheias que provocaram a morte de, pelo menos, 171 pessoas durante o fim de semana.

"Ficou provado que a direção da região foi avisada da ameaça de inundações, no mínimo, três horas antes do início", disse Tkatchov ao anunciar a demissão de Krutko.

Fortes enchentes no Sul da Rússia causaram destruição nunca antes vista no país. Segundo as autoridades locais, 17 pessoas continuam desaparecidas e cerca de 3,3 mil pessoas perderam todos os bens e 18 mil tiveram perdas parciais. Mais de 5 mil casas das cidades de Krimski e Gelendjik foram inundadas.

O presidente russo Vladimir Putin visitou a região de Krymsk e exigiu uma investigação sobre as acusações de que as autoridades poderiam ter evitado as mortes. As vítimas das enchentes foram homenageadas hoje. As cheias ocorreram após semanas de chuvas fortes e surpreenderam as pessoas enquanto elas dormiam.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal -Lusa//Edição: Carolina Pimentel