Campanha de vacinação contra poliomielite atinge meta de vacinar 95% das crianças

09/07/2012 - 22h00

Heloisa Cristaldo

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – A meta de vacinar 95% das crianças menores de 5 anos contra a poliomielite em todo o país foi atingida pelo Ministério da Saúde. A campanha nacional imunizou 13,4 milhões de crianças que formam o público-alvo.

Foram repassadas 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de Saúde. Além disso, a pasta liberou R$ 37,2 milhões, por meio do Fundo Nacional de Saúde, aos fundos dos estados e dos municípios para operacionalização das campanhas.

De acordo com o ministério, a meta foi alcançada nos estados do Acre, Amapá, de Rondônia, Alagoas, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e Goiás. Nos estados onde a imunização foi baixa, a campanha poderá continuar até que a cobertura ideal seja alcançada.

O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Embora não haja circulação do vírus em território nacional, este ano, 16 países registraram casos de paralisia infantil e, em três deles, a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, é fundamental a manutenção da vacinação.

 

Edição: Aécio Amado