Protestos e atos de vandalismo marcam primeiras eleições livres na Líbia

07/07/2012 - 18h38

Da BBC Brasil

 

Brasília - Protestos e atos de vandalismo ocorrem desde o início da manhã de hoje (7) em meio às primeiras eleições legislativas livres realizadas em 60 anos na Líbia.

Em Ajdabiya, no Leste do país, um manifestante foi morto a tiros quando tentava roubar uma urna em um posto eleitoral, disseram autoridades locais.

A cidade tem sido foco de protestos desde do começo da votação. Manifestantes alegam que o pleito é uma farsa e reivindicam maior autonomia para a região.

Já em Benghazi, também no Leste da Líbia, tiros foram ouvidos depois que 200 manifestantes invadiram a praça principal da cidade.

Além disso, atos de vandalismo impediram que cerca de 100 postos de votação fossem abertos na região, enquanto centenas de manifestantes queimaram urnas, informou a emissora Press TV.

Milhares de líbios comparecem às urnas este sábado para eleger 200 legisladores que formarão o Conselho Nacional Geral (CNG), o principal órgão legislativo, que substituirá o Conselho Nacional de Transição (CNT). A principal atribuição do CNG será eleger o primeiro-ministro do país e seu gabinete.

Apesar dos focos de tensão, analistas informaram que as primeiras eleições legislativas livres da Líbia estão transcorrendo de forma pacífica.

Segundo Nuri Al Abbar, presidente da Comissão Eleitoral do país, 94% dos postos de votação abriram.