Espécies da Mata Atlântica feitas de material aproveitado do lixo encantam delegações que chegam à Rio+20

19/06/2012 - 16h31

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Sapatinho de Judia, Costela de Adão e Cana do Brejo. Esses são alguns dos exemplares da flora típica de Mata Atlântica que compõem a floresta cenográfica montada no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão. Totalmente construída com material reciclado, a instalação ocupa uma área restrita ao desembarque das delegações que chegam à cidade para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), somente após o encerramento do evento, entre os dias 22 e 24 deste mês, a exposição estará aberta à visitação pública.

Alem da vegetação, também há réplicas de animais, como tucanos e araras, e um sistema acionado por sensores de presença que reproduz sons de pássaros, grilos e sapos. De acordo com o cenógrafo Sergio Marimba, responsável pela obra, foram recolhidos materiais recicláveis a partir do lixo produzido no Galeão por dois meses. Ao todo, foram utilizados na composição 5 mil garrafas PET, mil pallets, 500 metros de plástico e 200 quilos de papelão.

“Foi um trabalho intenso, mas que vai surpreender os visitantes porque, embora seja uma obra simples, tem uma boa qualidade de acabamento e representa parte da biodiversidade local”, disse.

Ao fim da exposição, o material será doado a uma organização não governamental que atende a alunos da rede pública e promove atividades de conscientização ambiental.

Mesmo com a chegada de mais de 50 delegações ao Rio prevista para esta terça-feira, de acordo com informações da prefeitura, em boa parte da manhã, nenhuma delas passou pelo local da exposição. A assessoria de imprensa da Infraero informou que as comitivas estavam em áreas reservadas do aeroporto esperando que as condições do trânsito no entorno do terminal melhorassem.

Já os chefes de Estado e de Governo recebem tratamento diferenciado e são atendidos em uma área exclusiva e deixam o aeroporto, com apoio do Exército, por locais não divulgados por medida de segurança.

A Linha Vermelha, via expressa que dá acesso ao aeroporto, ganhou hoje uma faixa exclusiva para o deslocamento das delegações. A alteração, somada a outras que fazem parte do esquema especial montado pela prefeitura, causou transtornos aos motoristas em diversos pontos da cidade.

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Lana Cristina