Presença de chefes de Estado na Rio+20 servirá de teste para megaeventos no Rio, diz prefeito

15/06/2012 - 20h53

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A presença de mais de 100 chefes de Estado no Rio de Janeiro, durante três dias, na próxima semana, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), servirá de teste para os megaeventos programados para a cidade a partir de 2013, avaliou hoje (15) o prefeito Eduardo Paes.

O Rio receberá jogos da Copa das Confederações no ano que vem, da Copa do Mundo de 2014 e também sediará as Olimpíadas de 2016. Além desses três eventos, em julho de 2013, será realizada a Jornada Mundial da Juventude, evento promovido pela Igreja Católica que trará o papa ao Brasil.

Paes fez um apelo à população para que entenda o transtorno que a movimentação das delegações estrangeiras poderá causar no trânsito da cidade. “Vão ser dias confusos, com o trânsito parando, com muito batedor [escolta dos líderes mundiais]”.

O prefeito descartou, entretanto, qualquer recomendação para que as pessoas não saiam de suas casas nos dias 20, 21 e 22 deste mês, quando ocorrerá a Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado da Rio+20. “É vida normal. [Recomendo] Apenas que evitem deslocamentos desnecessários. Se tiverem alguma coisa que possam deixar para resolver na semana seguinte, que deixem”.

Ele observou que já haverá uma redução de trânsito naqueles três dias devido ao feriado escolar e o ponto facultativo dos servidores federais, estaduais e municipais. Ao final da Rio+20, que prossegue até o dia 22, Paes disse que será possível fazer uma avaliação definitiva sobre como a cidade enfrentou o evento. Segundo ele, a prefeitura pretender tirar o maior proveito dessa experiência.

O prefeito participou nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Rio, da 1ª Cúpula Mundial de Legisladores, que ocorre paralelamente à Rio+20.

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Lana Cristina