Ministra do Meio Ambiente pede a empresários ousadia em prol de uma agenda sustentável

14/06/2012 - 14h04

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (14) que os empresários brasileiros devem ter a ousadia de ambicionar uma agenda sustentável. Ela participou hoje, no Rio de Janeiro, do Encontro da Indústria Brasileira para a Sustentabilidade, um evento paralelo à Rio+20, que reúne representantes de 800 empresas nacionais, além de convidados internacionais.

“O empresariado brasileiro deveria ter a ousadia de provocar um debate num mercado que é extremamente complexo, e eu sei disso, por causa dos nossos custos e por causa das fronteiras que devemos superar não só em relação à tecnologia, como a infraestrutura e logística, e ambicionar uma agenda ambiental que dará ao Brasil e aos países emergentes condições de avançarmos no desenvolvimento sustentável”, disse a ministra.

Em seu discurso, Izabella Teixeira disse que o governo também precisa ver a sustentabilidade como “parte da agenda de crescimento industrial no país”. Segundo ela, a Rio+20 é uma “grande chance” de avançar e de tornar inseparáveis o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente. E esse desafio deve ser algo de médio e longo prazo.

A ministra disse desconhecer uma suposta reação negativa dos países mais ricos em relação à proposta, pelo G-77 e pela China, de criação de um fundo de US$ 30 bilhões para incentivar o desenvolvimento sustentável nos países mais pobres. Mas, segundo ela, isso ainda está sendo negociado.

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

 

 

Edição: Lílian Beraldo