Dissolução do Parlamento lança incertezas sobre futuro do Egito

15/06/2012 - 0h17

Da BBC Brasil

 

Brasília - A decisão da Suprema Corte Constitucional do Egito, que hoje (14) pediu a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições legislativas, foi recebida com revolta por partidos de oposição e ativistas de direitos humanos e lança incertezas sobre o futuro do país.

O Tribunal justificou a decisão ao declarar que foram encontradas irregularidades com relação a pelo menos um terço dos congressistas eleitos no pleito do ano passado, que foi considerado inconstitucional.

"Já se esperava que a Suprema Corte Constitucional dissesse que algumas partes das eleições parlamentares foram ilegítimas, mas o presidente do Tribunal foi muito além ao dizer que deve haver uma nova eleição", diz o correspondente da BBC no Cairo, Jon Leyne.

Segundo Leyne, há também relatos de que o Conselho Militar que governa o país poderia retomar o poder de legislar e talvez até, na prática, de escrever a Constituição.

"Isso ainda não foi confirmado, mas se realmente acontecer, seria visto pela oposição como algo próximo de um golpe militar", diz o correspondente.