Norte é a região com maior índice de inadimplência em operações de crédito, mostra boletim

23/05/2012 - 12h50

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A inadimplência nas operações de crédito, “em trajetória crescente”, atingiu 3,3% em fevereiro deste ano, ante 3,1% em novembro e 2,5% em igual período de 2011, segundo o Boletim Regional, divulgado hoje (23) pelo Banco Central (BC).

Para o cálculo da inadimplência, são consideradas operações com saldo superior a R$ 1 mil com pelo menos uma parcela em atraso superior a 90 dias.

Segundo dados do boletim, o Norte apresentou o maior percentual de inadimplência no período, 4,1%, no indicador total (empresas e pessoas físicas). A Região Nordeste vem em seguida, com 3,9%, e depois aparecem o Sudeste e o Sul, com 2,9%, e o Centro-Oeste (3,4%).

De acordo com o boletim, que reúne indicadores econômicos das regiões, as operações de crédito superiores a R$ 1 mil, contratadas no país, apresentaram crescimento trimestral de 4,2% em fevereiro, resultado de aumentos respectivos de 7,7% e 1,7% nos segmentos de pessoas físicas e de empresas.

O Norte foi o que apresentou aumento mais intenso na contratação de crédito, 6,2%, seguido pelo Sul (4,6%), Centro-Oeste (4,4%), Norte (4,2%) e Sudeste (3,6%).

O Boletim Regional está sendo apresentado hoje pelo diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, em Curitiba.

Edição: Juliana Andrade